SECÇÃO DE SOLDADURA NO CINFU

Sendo a área da soldadura afim a outras em que o CINFU tem capacidade instalada, decidiu o Centro criar uma secção própria para a realização de formação e trabalhos em soldadura.

A nova secção estará equipada com máquinas multiprocesso (processos TIG, MIG e MAG), pelo que será possível soldar materiais ferrosos e não ferrosos, podendo a qualidade da soldadura ser de imediato verificada na secção contígua de ensaios não-destrutivos.

Previsivelmente, a nova secção estará operacional no final de fevereiro, devendo, nesta altura, começar a organizar-se cursos de curta duração, no âmbito da formação contínua, com vista a desenvolver competências-base na área ou aperfeiçoar competências já detidas e proporcionar a certificação nos processos, se assim desejarem os participantes.

Porque se apostará fortemente na componente prática, os grupos serão constituídos por 15 elementos, garantindo-se, assim, que cada participante pratique intensamente e seja acompanhado em contínuo pelo formador.

Sempre que possível, enquadrar-se-ão os cursos no âmbito da formação modular, por forma a, por um lado, assegurar o seu cofinanciamento e, por outro lado, possibilitar aos participantes a capitalização de unidades com vista à conclusão de um determinado nível de ensino e/ou qualificação profissional.

No que toca a horários, se um determinado curso se destinar em exclusivo a um grupo de colaboradores de uma empresa, procurar-se-á ajustar aqueles às preferências desta. Para grupos heterogéneos, constituídos por colaboradores de diferentes empresas e/ou desempregados, serão pré-estabelecidos horários quer em regime laboral, quer pós-laboral.

A instalação da nova secção não invalida que o CINFU continue a fazer formação em itinerância nesta área, ou seja, formação realizada nas instalações dos clientes, usando as suas tecnologias e os seus equipamentos e explorando as potencialidades destes.

Crê o Centro que esta sua nova valência, para além de dar mais motivos aos clientes habituais para se lhe manterem fidelizados, contribuirá para difundir a sua atividade, já que se espera vir a atrair novos públicos.

 

Associação Portuguesa de Fundição | www.apf.com.pt